Entenda a Lei do Farol Aceso e o efeito dela em seu caminhão

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A Lei do Farol Aceso, que estava valendo desde o dia 8 de julho de 2016, foi suspensa recentemente por um juiz do Distrito Federal. Somente em 4 dias de vigência, a lei já havia autuado mais de 14 mil motoristas, número que indica somente os autuados em rodovias federais.

Entenda:

A Lei do Farol Baixo entrou em vigor com o fim de reduzir os acidentes: estudos indicam que o número de acidentes pode ser reduzido em torno de 5 a 10%, já que as luzes podem ajudar a identificar o motorista que trafega no sentido contrário a uma distância de 3km.
O grande argumento da Lei está na refração causada pela luz: veículos que tem uma cor acinzentada podem confundir o motorista, principalmente no retrovisor. Com o farol ligado, é possível identificar se o veículo na faixa oposta está indo ou vindo. Sem o recurso do farol, o tempo de reação é menor, e o risco de acidentes, maior.

Algumas informações sobre a Lei do Farol Aceso

Bateria

Muito foi-se argumentado de que a Lei do Farol aumentaria os custos para o condutor, já que prejudicaria a vida útil da bateria, o que é um mito: com o motor funcionando, o alternador assume a função da bateria, utilizando a energia gerada pelo próprio carro para manter a parte elétrica funcionando.
Bateria prejudicada em caminhões e veículos pesados
Em caminhões e veículos pesados os fatores devem ser melhor considerados. Por ter faróis maiores e mais expressivos, o consumo de energia por parte de caminhões é bem maior, mas não é um grande problema se observadas as condições da bateria e do alternador, bem como a manutenção desses equipamentos.

Vida útil das lâmpadas

A vida útil das lâmpadas do farol também foi motivo de polêmica: com a lei do farol, os veículos passam mais tempo com as luzes acesas, portanto, a vida útil das mesmas estaria reduzida. Porém, as lâmpadas têm uma vida útil média, que seria gasta com ou sem a lei do farol aceso. É importante ressaltar que rodar com luzes queimadas pode resultar em multa com quatro pontos na carteira de habilitação. A dica é para manter uma ou duas luzes reserva dentro do seu caminhão para evitar este tipo de problema.

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