Fluido de arrefecimento do caminhão: saiba mais sobre o seu uso

Tempo de leitura: 1 minuto

Os motores de combustão interna geram uma enorme quantidade de calor através de explosões contínuas dentro do motor. Para controlar essa reação em função da queima de combustível, o fluido de arrefecimento atua no motor preservando suas propriedades de transferência de calor.

O que é o fluido de arrefecimento do caminhão?

O fluido de arrefecimento do caminhão normalmente é composto por etilenoglicol ou propilenoglicol, que fazem aumentar o ponto de fervura (ebulição) e diminuir o ponto de congelamento (fusão), permitindo que os motores funcionem normalmente em temperaturas mais elevadas.

Por que esse item é importante?

O fluido de arrefecimento do caminhão protege todos os componentes envolvidos no sistema de arrefecimento, como mangueiras, bomba d’água, bloco do motor, válvulas e radiador, que por serem muito solicitados sofrem aquecimento e resfriamento constantes.

Além disso, ao usar apenas água, os selos e o bloco do motor começam a apresentar corrosão, podendo ser perfurados e causar vazamentos. Da mesma maneira, as mangueiras de borracha também passam a ficar ressecada porque somente água não garante sua hidratação.

O fluido de arrefecimento do caminhão também é importante para evitar que materiais de ferrugem sejam gerados dentro do motor. Caso isso ocorra, o radiador pode entupir e as partes plásticas existentes nele ficam ressecadas com o tempo, fazendo com que qualquer vibração da peça cause uma pequena trinca e cause vazamentos.

Na Benja Distribuidora você sempre encontra grande variedades de produtos com os melhores preços e vantagens para as necessidades do seu veículo. Agora que você sabe mais sobre a importância do fluido de arrefecimento para o seu caminhão, fique atento para trafegar com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *