Sinais de que seu caminhão precisa de manutenção

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando as condições de circulação dos veículos não são levadas em consideração, os riscos de acidentes podem aumentar consideravelmente. Pensando nisso, listamos alguns sinais de que seu caminhão precisa de manutenção para te ajudar a identificar a hora de buscar esse recurso.

Confira os sinais de que seu caminhão precisa de manutenção

Fumaça com cor diferente

É importante verificar sempre a cor da fumaça do seu caminhão. Se perceber que ela está com coloração branca, escura ou azulada, pode ser que o motor não esteja funcionando da maneira correta. Isso pode indicar condições térmicas inadequadas, problemas com a entrada de óleo ou com o catalisador.

Caminhão trepidando

A função do amortecedor é segurar a suspensão quando ela é jogada para cima, enquanto o feixe de mola atua na redução dos impactos de cima para baixo.  Por isso, se o caminhão balançar para cima e para baixo de maneira estranha, pode ser sinal de problemas com os amortecedores do caminhão.

Quando o amortecedor não está em bom estado, ele pode prejudicar o desempenho do veículo em curvas e provocar o gasto excessivo do pneu.

Ruído no câmbio

Na hora de trocar a marcha, verifique se está com dificuldade de encaixar ou se está emitindo sons estranhos. Caso isso esteja acontecendo, é importante que o motorista não force mais o câmbio e investigue o motivo. Isso pode acontecer por defeitos no sincronizador, no sistema de embreagem, no trambulador ou nos anéis sincronizadores.

Perda de potência

Caso sinta que o motor está fraco, não responde como deveria ou anda perdendo a potência, algo pode estar errado. Além do risco de quebra, é possível que o caminhão não tenha o torque suficiente para uma ultrapassagem, podendo causar graves acidentes. O mais recomendado é procurar ajuda profissional de um mecânico o quanto antes para identificar e solucionar o problema.

Impurezas no óleo

Entre os sinais de que seu caminhão precisa de manutenção estão as impurezas no óleo. Para garantir seu bom funcionamento mecânico e aumentar consideravelmente a vida útil do motor, verifique o óleo do caminhão.

É importante sempre checar características como coloração e aspecto do óleo para identificar elementos estranhos, como resíduos metálicos, conhecidos como “limagem”. Caso encontre esses elementos no óleo do seu veículo, pode ser um sinal de que existem problemas com os imãs do motor, que provavelmente estão com atritos irregulares.

Fique sempre atento aos sinais de que seu caminhão precisa de manutenção e rode com segurança. Na Benja Distribuidora você encontra grande variedade de produtos e os melhores preços e vantagens. Conheça nossas marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *