Saiba mais sobre o uso da faixa refletiva

Tempo de leitura: 2 minutos

Com a chegada do inverno, os nevoeiros aumentam e a visibilidade nas estradas ficam prejudicadas. Apesar da Lei do farol baixo ter sido suspensa, ela ajuda bastante na identificação de veículos que podem estar encobertos, saiba mais aqui. Além dos faróis, outro componente importante para a segurança de quem trafega são as faixas refletivas. As faixas devem ser colocadas no contorno do caminhão e buscam refletir a luz do dia ou dos faróis para que seja possível a identificação de grandes veículos, bem como seu contorno, sua largura e o comprimento do mesmo. A utilização de faixa refletiva nos caminhões e veículos pesados é Lei e deve ser cumprida.

As cores de faixa refletiva

Amarela e preta

As faixas refletivas nas cores amarela e preta devem ser aplicadas em veículos de carga fabricados ou importados anteriormente a 1º de julho de 2004, com peso bruto total superior a 3.500 kg.

Vermelha e branca

As faixas refletivas nas cores branca e vermelha devem ser aplicadas em veículos de carga fabricados ou importados a partir de 1º de julho de 2004, com peso bruto total superior a 4.600 kg.

Como aplicar faixa refletiva

Na traseira

Na traseira do caminhão ou veículo pesado, as faixas devem ser colocadas na borda de toda a traseira para delinear o contorno. Além disso, as faixas devem ser instaladas no para-choque: lembre-se de respeitar as cores e de calcular onde cada faixa será colocada, de modo que o lado esquerdo seja um espelho do lado direito.

Na lateral

As faixas devem ser afixadas no contorno do veículo, respeitando o espaço de 1 faixa para cada 2 espaços vazios. Porém, não inverta a ordem das faixas, siga uma ordem contínua até que todo o veículo esteja com faixas em todo o seu contorno.

Garanta a segurança de sua frota com as faixas refletivas da Benja Distribuidora.

 

Além de faixa refletiva, a Benja Distribuidora também fornece peças e acessórios de qualidade para sua frota, para que você rode seguro de acordo com a Lei. Se você deseja saber mais, entre em contato conosco! Temos distribuidoras no Nordeste e no Centro-Oeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *