Rodas de caminhão: saiba como cuidar

Tempo de leitura: 2 minutos

As rodas de caminhão são itens essenciais e devem ser observados pelo motorista que quer rodar sem maiores problemas. Por isso, a manutenção das rodas deve ser feita de forma preventiva, afinal é difícil conseguir auxílio e mão de obra qualificada na estrada. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você evitar desgastes e garantir uma viagem segura.

Cuidados básicos com as rodas de caminhão:

  • Observe a fixação de parafusos

É essencial conferir se os parafusos estão bem fixados, pois se estiverem mal apertados podem causar acidentes. Na dúvida, é melhor sempre conferir.

  • Qualidade das porcas

Além de conferir se as porcas estão devidamente apertadas, é preciso estar atento à qualidade deste item. Algumas porcas não têm liga metálica em um padrão aceitável e podem se romper, causando a desestabilização da roda e também do pneu.

Uma informação importante é que as capas de porca sobressalentes (spikes), que estão na moda, têm o uso proibido pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran) e podem gerar multa para o condutor que insistir em rodar com as mesmas. Portanto, fique atento e evite problemas.

  • Procure por trincas

Olhe para as rodas de caminhão com atenção, principalmente as partes que têm ligaduras. Trincas podem não ser visíveis à primeira vista, mas podem causar um problema grande caso a roda venha a se partir.

  • Pneus também devem ser observados

A calibragem dos pneus influi diretamente no que as rodas sofrem durante o trajeto. Procure manter os pneus na pressão certa e evite utilizá-los mais que o tempo de vida útil. Outro detalhe importante é que os sulcos dos pneus não podem ter menos que 1,6mm.

  • Procure manter as rodas limpas

Rodas de caminhão limpas são mais importantes do que se pensa. É claro que depois de rodar o dia todo, a roda do caminhão estará suja. Porém, tente limpar a areia e o óleo acumulado, pois essa mistura gera atrito e pode prejudicar as rodas.

Fique atento aos sinais gerais: estalos e barulhos não são normais. Caso perceba algum problema, procure sempre um profissional especializado e de confiança.

A Benja Distribuidora trabalha com as melhores marcas de acessórios para caminhão. Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *