Manutenção preventiva do caminhão: saiba o que fazer

Tempo de leitura: 2 minutos

Fazer a manutenção preventiva do caminhão é essencial para melhorar a sua segurança e do seu veículo, afinal ela contribui para a economia do veículo, evitando desperdício de combustível e menos desgaste das peças, além de ajudar a evitar acidentes nas estradas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você saiba o cuidado que cada item necessita, confira:

Manutenção preventiva do caminhão: entenda cada parte

1- Sistemas de sinalização

A troca de lâmpadas deve ser feita sempre aos pares para que os faróis iluminem de maneira uniforme e os fachos devem ser regulados para permitir visualizar placas de sinalização sem prejudicar quem trafega no sentido contrário.

2- Sistemas de freios

Inspecione o nível de fluido nos sistemas hidráulicos e drene a água condensada nos reservatórios dos sistemas pneumáticos.

3- Filtro de combustível

Substitua conforme especificação do fabricante.

4- Sistema de exaustão

Verifique se há vazamentos, danos, suportes quebrados ou barulhos estranhos. Vazamentos nesse sistema devem ser corrigidos rapidamente.

5- Sistema de suspensão

Confira anualmente o sistema de suspensão, incluindo amortecedores e molas. A manutenção preventiva do caminhão também pede a inspeção de bandejas e braços danificados, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas gastos ou com folga.

6- Sistema de pneus e rodas

Inspecione a pressão dos pneus conforme especificação do fabricante e de acordo com a carga transportada.

7- Baterias e cabos

Inspecione a limpeza, fixação e eventual corrosão, além de verificar o sistema elétrico periodicamente em uma oficina de sua confiança.

8- Filtro de ar do motor

A cada troca de óleo, o filtro de ar deve ser checado. Se a peça estiver escura suja, a substituição deve ser realizada. Em veículos que operam em regimes severos, a troca deve ser feita em períodos mais curtos para que o veículo mantenha bom desempenho e controle o nível de emissão de poluentes.

9- Sistema de transmissão

Inspecione o nível do óleo da caixa de velocidades e possíveis vazamentos.

10- Radiador

Inspecione vazamentos e, se houver a necessidade de completar, use somente fluido recomendado pelo fabricante.

Confira os melhores preços e vantagens para os acessórios de seu caminhão pelo nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *