Manutenção preventiva do caminhão: cuidados com cada item

Tempo de leitura: 2 minutos

A manutenção preventiva do caminhão evita imprevistos e ações corretivas, sendo essencial para o bom funcionamento e aumento da vida útil do veículo. Para saber o que fazer, nada mais eficaz do que conhecer cada parte do seu caminhão e quais cuidados devem ser tomados diariamente.

Manutenção preventiva do caminhão: cuidados importantes

1- Óleo do motor e filtro de óleo

Verifique a quilometragem e o nível do óleo do motor para saber se está na hora de trocar. Lembre-se de também verificar se há vazamentos e de trocar o filtro de óleo conforme o manual do proprietário.

2- Líquido de lavagem do para-brisa

Cheque esse item sempre que abastecer o caminhão, principalmente em meses chuvosos. Para auxiliar, acrescente um pouco de detergente à água para facilitar a limpeza e obter melhor visibilidade.

3- Correias

Inspecione o estado das correias e substitua conforme a especificação do fabricante, evitando graves problemas no motor.

4- Sistema de vedação

Atente-se ao estado dos selos, retentores e juntas. Cada motor possui uma especificação para garantir o melhor rendimento e a vedação perfeita, por isso siga atentamente o que o manual do proprietário indica.

5- Embreagem

Verifique o sistema anualmente ou quando perceber que o pedal está frouxo, com dificuldade de engate de marcha, perda de aceleração ou barulhos estranhos. Para os câmbios automáticos, siga a orientação do manual e fique atento às normalidades.

6- Sistema de direção

Cheque sempre o fluido de direção e só utilize produtos de qualidade e procedência. Se esvaziar com frequência, procure vazamentos e troque o fluido todo.

7- Palhetas do para-brisas

Quando a borracha começar a ressecar, troque por outra que atenda às especificações do fabricante. O recomendado é trocar a cada seis meses.

8- Painel de instrumentos

Fique atento às luzes do painel: a amarela representa “alerta” e a vermelha requer ação imediata.

9- Filtro de ar da cabine

Troque esse item anualmente, quando sentir o ar contaminado ou também se o ar condicionado não estiver mais esfriando.

10- Cintos de segurança

Verifique os mecanismos de encaixe e teste a eficiência através de puxões bruscos. Se o cinto apresentar desgaste, como fios saindo ou cor desbotada, faça a substituição em uma oficina especializada.

Não se esqueça de fazer a manutenção preventiva do caminhão. Para conferir os melhores preços e vantagens para as peças, visite o nosso site.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *