A importância da autorização para o uso do rádio PX

Tempo de leitura: 2 minutos

Rádio PX tem sido um recurso muito utilizado para a comunicação entre caminhoneiros de diversas regiões do Brasil. Prova disso é que mesmo com as evoluções da tecnologia, como a internet móvel e os smartphones, quem roda pelas estradas do país ainda prefere se comunicar pelo aparelho.

Porém, ainda é pouco divulgado que para ter o dispositivo é necessário ter autorização da Anatel. Pensando nisso, trouxemos algumas informações que podem te ajudar a usar o aparelho corretamente.

História do rádio PX

O rádio PX surgiu devido à necessidade de comunicação. Para solucionar essa questão, Alfred Gross, canadense que viveu em Ohio, nos EUA, inventou um aparelho chamado “walkie-talkie” ou “falar-andar”, em tradução literal. Paralelo a isso, o também canadense Donalds Hings viu a necessidade de inventar um aparelho que permitisse a comunicação com geólogos que trabalhavam na extração de minérios e assim surgiu o rádio PX, uma outra versão do mesmo “walkie-talkie”.

Uma das funções mais importantes do rádio PX para os caminhoneiros é avisar sobre acidentes e imprevistos nas rotas, o que o torna tão importante para quem roda diariamente. Embora ainda seja muito utilizado, nos dias atuais o dispositivo tem uma característica bastante nostálgica, o que é alimentado por gírias que os caminhoneiros usam enquanto utilizam o aparelho.

A autorização

Por mais que pareça sem sentido, a necessidade da autorização é real. A permissão é emitida através de um cadastro feito na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, caso o motorista não tenha a autorização, o aparelho pode ser apreendido em eventuais fiscalizações.

A boa notícia é que agora o caminhoneiro pode requerer a autorização pelo site da Anatel, preenchendo e enviando um formulário, juntamente com cópia autenticada do Documento de Identificação (RG) e o número do CPF, para a Anatel do estado no qual reside. Existem algumas taxas que devem ser consultadas com a própria Agência. Além disso, é necessário que o aparelho utilizado no caminhão seja homologado pela Anatel.

A Benja Distribuidora trabalha com peças e acessórios para caminhão, entre eles o rádio PX. Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *