A importância do disco de tacógrafo

Tempo de leitura: 2 minutos

O disco de tacógrafo busca marcar a velocidade atingida pelo veículo pesado, em um determinado momento ou hora do dia. Seu funcionamento é simples: ele registra, de forma inalterável, qual velocidade o veículo se encontrava em um determinado momento, através de um gráfico. Com isso, é possível determinar diversos fatores, em casos de acidentes e etc.. Convém ressaltar que o disco não pode ser adulterado, portanto, pode servir de prova em casos de apólice de seguros ou até mesmo no tribunal.

disco-tacografo

Como é um disco de tacógrafo

O formato do disco é como um CD de música: tem formato circular e possui um furo no meio. No próprio produto, há a inscrição de horas, de quilometragem e de velocidade. Instalado no tacógrafo, o disco pode ser de dois tipos:

• Disco de utilização diária

O disco de tacógrafo pode ter uma duração de 1 dia, ou seja, 24 horas ininterruptas. Após essas 24 horas, caso o disco não seja trocado, ele fará uma marcação em cima da marcação anterior e ela não será interrompida até que o disco seja trocado.

• Disco de utilização semanal

O disco de utilização semanal tem a duração de 7 dias, ou uma semana. Ao todo, o produto é composto por 7 discos que somam 168 horas. Caso este prazo vença, o disco não fará marcação alguma e você corre o risco de ter as agulhas do aparelho danificadas.

tacografo-vdo-eletronico-2

Preenchimento do disco

É necessário que você preencha corretamente o disco de tacógrafo, com seu nome e armazene o produto nas devidas recomendações. Preencha: a quilometragem inicial da viagem; a quilometragem final; o total da distância percorrida (km inicial – km final); o destino da viagem; a identificação do veículo, e a data de colocação do disco.
Mantenha os discos de tacógrafos da sua frota atualizados com a Benja Distribuidora.

A Benja Distribuidora fornece disco de tacógrafo, além de equipamentos e acessórios para caminhões e veículos pesados. Com duas filiais no Nordeste, além da sede no Centro-Oeste, trabalhamos com seriedade e qualidade nos produtos. Para saber mais, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *